X

PACIENTES

Prezado cliente, para retirada dos Resultados de Exames, favor acessar a aba "ÁREA DE PACIENTES", ou clique aqui.

Atendimento ao Cliente:

Pesquisa ClínicaErica

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso foram avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.

Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversas outros estudos no futuro.

O estudo piloto ocorreu no primeiro semestre de 2012, e a fase nacional do ERICA foi iniciada no primeiro semestre de 2013 e foi finalizado em novembro de 2014.

O Laboratório Alvaro atua, há mais de 40 anos, no mercado de trabalho sempre com inovação para prestar serviços de medicina diagnóstica com máxima qualidade técnica e excelência no atendimento para todos.

Através de nosso serviço de apoio a laboratórios em todos os estados brasileiros, logística especial garantindo sempre a integridade das amostras transportadas e controle de todos os procedimentos pré e pós-analíticos, a Pesquisa Clínica do Laboratório Alvaro atende os requisitos necessários para execução e desenvolvimento dos projetos de diversas áreas e instituições de pesquisa.

A participação do laboratório Alvaro no Projeto ERICA, contribuiu com bons resultados para o estudo. Durante o período de março de 2013 a novembro de 2014, através de nossos laboratórios parceiros, realizamos a coleta de material biológico de 44.483 adolescentes, distribuídos por todo território nacional.

Durante este período, liberamos em média 270.651 resultados para os seguintes analitos:

  • Glicose
  • Colesterol total
  • Colesterol HDL
  • Triglicérides
  • Insulina
  • Hemoglobina glicada - (GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA)
  • Proteína C Reativa – Ultrassensível


O principais resultados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro foram publicados em suplemento da Revista de Saúde Pública. Para acessá-lo clique aqui.