X

PACIENTES

Prezado cliente, para retirada dos Resultados de Exames, favor acessar a aba "ÁREA DE PACIENTES", ou clique aqui.

Atendimento ao Cliente:

Notícias

Mitos e verdades sobre a vitamina C e o resfriado

A A

Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico do Laboratório Alvaro, é quem dá as dicas 

A ingestão de vitamina C é tida pela maioria das pessoas como uma das principais formas de prevenir o resfriado. A ideia remonta de1970, ano em que o químico norte-americano Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, lançou o livro .Vitamina C e o Resfriado., no qual pregava que 1 grama diário de vitamina C era o suficiente para reduzir em 45% a incidência de resfriados.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico do Laboratório Alvaro, hoje, médicos e nutricionistas questionam o método Pauling de prevenção a gripes e resfriados. Pesquisadores europeus desenvolveram o maior estudo de revisão sobre o papel da vitamina C em relação a esses males e concluíram que a receita é absolutamente ineficaz, exceto para atletas de alta performance, como maratonistas ou triatletas. .No grupo pesquisado, os que tomavam a vitamina regularmente ficavam doentes com uma frequência 50% menor. Para o resto das pessoas os efeitos preventivos da vitamina C eram os mesmos de um placebo, ou seja, não tinham serventia nenhuma., afirma Scharf. O endocrinologista reforça que esta análise avaliou que a vitamina C se mostrou útil apenas para aliviar os sintomas de gripes e resfriados e para diminuir o mal-estar do paciente.

Scharf diz que ainda não há explicação para o fato de a suplementação de vitamina C só funcionar como preventivo de gripes e resfriados em atletas. O estudo considerou atletas apenas aqueles que treinam no mínimo uma hora e meia por dia, de cinco a seis vezes por semana. O que se sabe é que, depois de exercícios muito árduos, o organismo precisa recompor tecidos danificados ou extenuados pela atividade intensa. Nestas funções de esforço físico acontece um grande rebaixamento da presença de vitamina C. .Em geral, até o que se sabe hoje, os benefícios da suplementação de vitamina C na prevenção de gripes e resfriados só valem para quem treina pesado., finaliza o endocrinologista.

Fonte: The Cochrane Library