O Laboratório Alvaro está de cara nova!

Deseja tornar este perfil sua página inicial quando acessá-lo novamente?

X

Atendimento ao Cliente:

  • Cascavel: (45) 3220 - 8000
  • Foz do Iguaçu: (45) 3574 - 1010

Dicas de SaúdeEspermograma

Inovações e Mudanças

A infertilidade afeta aproximadamente 1 em cada 5 casais. O fator masculino, isoladamente, é responsável por cerca de 35% dos casos de infertilidade conjugal, e está associado a fatores femininos em 20% das uniões inférteis. Nos últimos anos tem havido um avanço notável no conhecimento da reprodução humana, bem como os métodos de investigação e os transtornos da fertilidade. Apesar destes avanços, continua sendo imprescindível a análise seminal (ESPERMOGRAMA), solicitada no início da investigação do casal.

Critérios de Normalidade

A qualidade do espermograma realizado em Laboratórios de Análises Clínicas, em geral, tem sofrido críticas quanto a sua qualidade há muitos anos (principalmente pelos serviços de reprodução humana), apesar de esforços de profissionais brasileiros, como Sérgio Piva, Galba E.S. Moraes, Orildo dos Santos e outros que publicaram excelentes livros e difundiram através de cursos todas as metodologias e testes. Estas distorções e opiniões estão relacionadas diretamente aos diferentes valores de normalidade e técnicas usadas.

Atualmente, após a padronização da OMS e o critério estrito de Kruger, a maioria dos serviços de Andrologia e Análises Clínicas, usam estas referências como guia.

Inovações e Mudanças Automação

O Laboratório Alvaro, acompanhando as mudanças e tendências do setor, recentemente adquiriu um equipamento específico para avaliação de sêmem, denominado SPERMALITE TM SQA-V, que faz automaticamente uma série de testes, antes realizados através de microscopia e dependentes de diversas variáveis, todas elas sujeitas a desvios, às vezes significativos.

Esta novidade que agora se incorpora à rotina propiciou uma revisão e atualização das metodologias do Espermograma até então realizado.

Concentração do Espermatozóides

Para validar a metodologia, o Laboratório Alvaro através do departamento técnico de análise, inspeção e validação de exames, fez testes comparativos, quanto a motilidade, morfologia e concentração de espermatozóides, parâmetros estes passíveis de comparação(veja gráfico). Os demais testes oferecidos pela máquina são controlados através de sistemas eletrônicos, com controles periódicos oferecidos pelo fabricante. Os resultados estatísticos apresentaram uma excelente correlação, autorizando o uso do método automatizado. Outros trabalhos semelhantes foram realizados por diversos autores e demonstraram também uma correlação satisfatória. As vantagens do equipamento SQA-V sobre as avaliações manuais, além de parâmetros antes não realizados (velocidade do espermatozóide, índice de motilidade, número de espermatozóides funcionais), prende-se às variáveis que vão, desde as qualidades técnicas dos operadores, até aos erros inerentes às diversas fases dos processos.