O Laboratório Alvaro está de cara nova!

Deseja tornar este perfil sua página inicial quando acessá-lo novamente?

X

Atendimento ao Cliente:

  • Cascavel: (45) 3220 - 8000
  • Foz do Iguaçu: (45) 3574 - 1010

Notícias

Alerta de verão

A A

Alerta de verão: cardiologista revela riscos das atividades físicas irregulares
Praticar exercícios sem responsabilidade é prejudicial à saúde e pode até levar à morte.
 
Cascavel, 04 de fevereiro de 2015 - É no verão que a preocupação com a estética ganha destaque. Mas é preciso ter responsabilidade para colocar o corpo em forma. De acordo com Alexandre Cury, cardiologista do Laboratório Alvaro, a prática de atividade física irregular pode causar inúmeros problemas que vão desde sobrecargas articulares até infarto do miocárdio.

O médico diz que a primeira atitude a se tomar antes do início da atividade física é fazer um check-up. Cury explica que, quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. Uma das consequências é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca de forma súbita. Essa sobrecarga "anormal" do músculo cardíaco provoca necessidade de maior quantidade de oxigênio, podendo ocasionar sofrimento do músculo cardíaco (miocárdio) e infarto agudo do miocárdio.

Segundo a cardiologista, algumas pessoas estão mais susceptíveis ao problema, como quem tem mais de 40 anos, fumantes, estressados, diabéticos, hipertensos, pessoas com colesterol alto ou com histórico familiar de doença do coração. "Esse grupo de indivíduos já pode ter um grau de alteração nas artérias coronária e não sabe. Se realizar um esforço intenso, corre o risco de ter um infarto do miocárdio, elevação da pressão arterial e até um Acidente Vascular Cerebral (AVC)", afirma.

Por essas razões, o médico orienta aos iniciantes visitar um cardiologista ou médico do esporte com o objetivo de avaliar as condições clínicas e planejar um tipo de esforço físico que o sistema cardiovascular tolere. 
Cury lembra que o início de qualquer atividade física deve ser progressivo, individualizado e orientado por especialistas. Mas, seguidas as devidas precauções e bem orientado, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração e dos vasos. Dentre as muitas vantagens, ajuda a controlar a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. “Além, é claro, de outros benefícios, como auxiliar na perda de peso, prevenção da osteoporose, melhora do humor e da autoestima”, finaliza.

Recomendações para antes de começar a prática de atividades físicas:

Procurar um cardiologista para avaliações clínicas e físicas, sintomatologia e condições de exercício;
Realizar exames de sangue para verificar colesterol e suas frações: glicemia e triglicérides;
Realizar um hemograma completo;
Acima dos 35 anos, realizar eletrocardiograma, teste de esforço e um ecocardiograma.

 
 
Sobre o Laboratório Alvaro

Com 47 anos de atuação o Laboratório Alvaro é referência no segmento de exames laboratoriais na região Oeste do Paraná, garantindo ampla cobertura em Cascavel e Foz do Iguaçu, com 14 unidades de atendimento. O Alvaro também é referência nacional em apoio diagnóstico para cerca de cinco mil laboratórios em todo o país. Possui mais de 600 colaboradores e oferece mais de 1,7 mil tipos de exames de análises clínicas. Mais informações no site www.laboratorioalvaro.com.br.