O Laboratório Alvaro está de cara nova!

Deseja tornar este perfil sua página inicial quando acessá-lo novamente?

X

Atendimento ao Cliente:

  • Cascavel: (45) 3220 - 8000
  • Foz do Iguaçu: (45) 3574 - 1010

Notícias

Anemia é cada vez mais comum entre público fitness

A A

Doença prejudica a oxigenação dos músculos durante a prática de exercícios. Cansaço excessivo é um dos principais sintomas

A prática regular de atividades físicas é essencial para manter a boa forma e a saúde em dia. Entretanto, muitos esquecem que, além da supervisão do preparador físico, é preciso também se atentar às condições de saúde como um todo. “Com a correria do dia a dia, nem sempre as pessoas conseguem equilibrar sua alimentação, e isso tem levado o público fitness a um quadro de anemia”, afirma Regina Biasoli, hematologista e coordenadora de análises clínicas do Laboratório Alvaro.

Segundo a médica, esse diagnóstico é mais comum do que se imagina, sobretudo pela aposta em dietas “milagrosas” e extremamente restritivas, adotadas indiscriminadamente. “Se não for tratada, a anemia pode prejudicar as suas atividades cotidianas, principalmente aquelas que exigem mais esforço físico”, revela. Alguns sintomas podem ser um alerta de que algo não está bem, como o cansaço progressivo, principalmente durante atividades físicas às quais a pessoa já está habituada, queda de cabelo, unhas quebradiças e até mesmo alteração de memória.

A especialista explica que esses sintomas ocorrem porque a carência de ferro limita o desempenho do organismo, já que ele é o responsável pelo transporte de oxigênio nos músculos. Dessa forma, a pessoa se sente cansada com mais facilidade durante a prática de exercícios, e não consegue aumentar o ritmo dos treinos.

“A maioria das pessoas faz apenas um check-up cardíaco antes de iniciar a prática de atividades físicas regulares. Mas o correto seria também incluir exames de análises clínicas, como o hemograma, para analisar outros aspectos que podem prejudicar seu desempenho”, salienta a médica.

Além da carência de ferro, a anemia também pode ocorrer devido à falta de ácido fólico e vitamina B12. Independentemente de qual seja o nutriente em falta no organismo, antes de tratar é preciso saber quais são os motivos que levaram à doença.

O quadro anêmico pode ter três causas específicas: fatores fisiológicos, quando há aumento da necessidade de ferro, como acontece nas gestações; fatores nutricionais, que é quando a dieta é carente em algum nutriente ou fatores patológicos, que levam à perda de ferro em sangramentos por parasitose, ou doença inflamatória do intestino.

O tratamento costuma ser feito com a reposição do nutriente através de medicamentos, aliado com mudanças alimentares. Normalmente, em poucas semanas os sintomas começam a diminuir. Para evitar o desenvolvimento da anemia, alguns alimentos devem fazer parte do cardápio diário, entre eles verduras escuras, carnes, ovos, castanhas, grãos integrais ou enriquecidos.

            Assim, é válido reforçar que as características para melhorar a performance podem ser sugeridas de acordo com o perfil genético de cada indivíduo. O Painel Genético Resposta à Dieta, Nutrição e Exercícios é um exame que fornece um relatório individual e exclusivo com recomendações cientificamente comprovadas sobre comportamentos alimentares, condições de saúde relacionadas ao peso, dieta ideal, necessidades nutricionais e exercícios mais indicados ao seu genótipo. Por meio da análise de seus marcadores genéticos você poderá entender melhor como o seu metabolismo funciona e encontrar respostas únicas para suas perguntas e, assim, otimizar os resultados pretendidos em atividades físicas, dieta ou uso de energia pelo corpo.

Para saber melhor sobre o exame e suas características, clique aqui.