Atendimento ao Cliente:

  • Cascavel: (45) 3220 - 8000
  • Foz do Iguaçu: (45) 3574 - 1010

Notícias

Crianças que usam pratos grandes comem mais, revela estudo

A A

Fabiano Sandrini, endocrinologista e responsável médico do Laboratório Alvaro, analisa o estudo  

Pode não ser novidade a informação de que comer em pratos menores faz com que a gente coma menos. Mas um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na conceituada revista científica Pediatrics comprovou que crianças que usam pratos grandes comem mais.

Pesquisadores acompanharam 42 alunos de 7 anos em uma escola na Filadélfia. Durante algumas semanas, eles variaram o tamanho dos pratos oferecidos na hora do almoço e as crianças se serviam sozinhas, colocando o quanto queriam no prato. Nos dias em que utilizaram os pratos maiores, as crianças colocaram em média 90 calorias a mais. Dessas 90 calorias, apenas metade era consumida. “Ou seja, além de comerem mais, o desperdício aumentava para os pratos maiores”, comenta Fabiano Sandrini, endocrinologista e responsável médico do Laboratório Alvaro.

Sandrini ressalta que o tamanho do prato não é o único fator que influencia a ingestão de calorias pela criança, mas há um forte indício de que ele também colabora para aumentar o apetite. “Para promover o autocontrole, é preciso limitar o ambiente de maneira a tornar a escolha saudável mais fácil. Além disso, crianças tendem a imitar os responsáveis por ela. Ter hábitos saudáveis e uma alimentação adequada dentro de casa pode ajudar o comportamento das crianças até a vida adulta”, finaliza.