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Ideias para montar a lancheira das crianças

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Idade e atividades físicas devem ser levadas em conta, já que demandam diferentes necessidades nutricionais

Em meio a tantas opções nas gôndolas do supermercado, às vezes fica difícil selecionar quais são os alimentos mais saudáveis e adequados para compor a lancheira das crianças, atendendo às suas necessidades, aliando sabor e saúde. Segundo Myrna Campagnoli, especialista em Endocrinologia que integra o corpo clínico do Laboratório Alvaro, na hora de escolher os lanches é preciso considerar a idade e a rotina dos pequenos. 
“Muitas crianças ficam na escola em horários alternativos, então o primeiro passo é definir quais lanches a criança realizará na escola – lanche da manhã ou da tarde – e, no caso da escola oferecer lanche, verificar quais são as opções”, salienta. 

Quanto à idade, a médica explica que cada faixa tem suas necessidades nutricionais e, por isso, a quantidade de calorias e de alguns nutrientes deve ser adaptada. “Outro ponto que deve ser analisado é a intensidade da atividade física.

Quanto mais exercícios forem praticados, maior é a necessidade calórica. Quanto às calorias, em geral, o lanche deve representar 15% das necessidades calóricas diárias, o que varia entre 150 a 250 calorias”, afirma. 

De acordo com a Dra. Myrna, o lanche da manhã deve conter uma porção de frutas, uma de líquido e uma de carboidratos. Já o lanche da tarde deve contemplar os mesmos itens com a adição de uma porção de lácteos ou de proteínas. Se a criança for praticar alguma atividade física antes do jantar, ela pode comer uma porção de carboidrato (uma fruta ou um pão, de preferência integral), junto com uma bebida. 

Quanto aos produtos industrializados, é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado. “Por terem mais gorduras e açúcares que o ideal, deve estar menos presentes na lancheira. Mas não precisa abolir do cardápio, já que, dependendo da circunstância, eles podem ser mais práticos. O importante é conscientizar a criança de que ela deve dar preferência a alimentos mais saudáveis”, alerta a endocrinologista. 

Na hora de escolher um alimento industrializado, opte por aqueles com menos gordura e açúcar. Há algumas opções que são mais ricas nutricionalmente, com maior teor de fibras e com adição de vitaminas. “De qualquer forma, não devem estar presentes na lancheira sucos de caixinha, refrigerantes, bolachas e bolinhos com recheio ou cobertura”, reforça a Dra. Myrna. 

Quando a única alternativa é comer na escola, o ideal é instruir a criança a não comprar frituras ou assados muito gordurosos, como o croissant, por exemplo. 
Já em relação aos lanches, sanduíches e sucos naturais devem ser priorizados. “O ideal é que o lanche seja levado de casa, pois assim os pais têm mais controle sobre o que os filhos estão comendo. Conforme a criança for crescendo e tendo dificuldade de aceitar os lanches enviados, o diálogo é a melhor saída: conscientize seus filhos sobre o benefício da alimentação saudável e os riscos de uma dieta não balanceada”, conclui a médica. 

Sugestão de cardápio para escolares (7 a 12 anos)

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Período da manhã

 

Bolo integral de banana e maçã 
em pedaços (fatia média) + chá de camomila 

Bolo de fubá (fatia média) + água de coco + maçã picadinha em “molho de mel” (*)  Bolo de cenoura com cobertura de cacau e cenourinha baby (fatia média) + suco de maracujá natural Cookies integrais com gotas de chocolate + salada de fruta + água saborizada com limão ou hortelã  1 porção de biscoitos de polvilho (da panificadora ou caseiro)  + suco de uva integral + ½ banana prata com mel 
Período da Tarde Pão de leite com presunto magro + iogurte + 04 morangos picados  Torta de legumes + suco de uva integral +1 fatia de goiabada light ou doce de leite light (em barra)  1 barra de cereal + 1 torrada integral com creme de chocolate + água de coco  Iogurte com cereal matinal (à base de milho ou aveia) + 1 banana + 1 porção de biscoitos de polvilho (da panificadora ou caseiro)  Sanduíche de pão de forma integral com peite de peru e requeijão + bananas em rodela com canela +suco de limão natural